Blog

7 dicas rápidas para fazer um fondue incrível

No inverno, um prato muito famoso e pedido é o fondue. Nascido na Suíça e inicialmente feito de queijo fundido diante de uma base de calor, foi se modernizando e atualmente tem muitas variações, sendo doces ou salgadas, mas a sua função principal é de reunir os amigos e família ou para um jantar a dois com o seu amor.

Porém, existem muitas dicas para tornar a sua noite de fondue ainda mais especial. Abaixo listamos 7 dicas rápidas para você fazer um fondue super especial.

1 – O aparelho de Fondue

A escolha do aparelho certo é muito importante, pois existem muitas opções e cada uma tem a sua indicação, como por exemplo os de alumínio são indicados para os fondues de carne, já os de cerâmica são para os de queijo e os esmaltados para os de chocolate. Normalmente uma panela de fondue comporta até 6 pessoas, mais que isso, indicamos uma segunda panela. Outra dica é para que tenha um aparelho para o fondue salgado, outro para o doce, fazendo com que a sua noite fique mais tranquila e podendo aproveitar cada momento ao lado das pessoas que gosta.

2- As receitas

Tenha em mente a receita que irá utilizar, pois existem diversos sites que lhe oferecem uma infinidade de opções, por exemplo no site da Nhac GNT, que traz receitas de fondues veganos e de queijo. Para quem está de dieta, o light é uma ótima pedida.

3 – Os ingredientes

Escolha bem os ingredientes para fazer o seu fondue incrível, se optar por carne, a indicação do Sr. Odair da Silva, responsável pela loja especializada em carnes Antenor e Filhos, de Itaipava é, o filé Mignon. Segundo ele, este é o corte consagrado para fondues, mas se desejar outras opções, pode ser servido o baby beef ou coração de alcatra. Se a escolha for o de queijo, faça a opção pelos acompanhamentos mais resistentes, como pão italiano, batatas cozidas. Caso deseje uma experiência diferente, utilize uma goiabada, por exemplo, para a sobremesa, faça um fondue de chocolate branco ou preto e escolha frutas frescas, para tornar a noite ainda mais especial.

4 – Opções pré-fabricadas

Para facilitar a preparação do seu fondue, existem muitas opções já pré-fabricadas. O Sr Luis Antônio, representante da rede Armazém do Grão, indica o produto Le Paysan, que é um importado, além do uso de pães Italianos entre outros ingredientes que trazem qualidade e praticidade para tornar o seu fondue ainda mais especial e a sua noite mais agradável. Porém não se esqueça dos detalhes, por exemplo, usa-se vinho branco seco para dar o ponto em seu fondue, então é importante ter uma garrafa a mãos se precisar. Já com relação ao chocolate, é indicado não aquecer muito, pois pode acabar queimando.

5 – Organizando a mesa

A arrumação da mesa, é muito importante, pois nela estarão todos os acompanhamentos para tornar o fondue especial. Coloque potinhos em volta do aparelho de fondue, distribuindo-os igualmente, uma mesa redonda pode ajudar muito nessa situação. Outra dica é ter os garfos coloridos para o fondue, assim evitando a confusão na hora de comer.

6 – Harmonização

Harmonizar o fondue com um bom vinho é imprescindível, pois fará com que as sensações e sabores sejam realçados. Para fondues de queijo, os mais indicados são os brancos e tintos. Segundo o sommelier Marco Aurélio Lopes um vinho indicado para fondues de carne seria o Leyda Reserva Cabernet Sauvignon 750ml, já para fondues de queijo o ideal seria o Leyda Reserva Sauvignon Blanc 750ml e para a sobremesa a melhor harmonização seria o Porto Van Zellers Ruby 750ml. Essa indicação é assinada pelo sommelier e proprietário da Grand Cru Itaipava.

7 – Cuidados na Utilização

Tenha cuidado com o fondue se estiver com crianças no local, não deixando-as sozinhas, pois podem acabar se queimando com a panela e réchaud. Às vezes o fogo que alimenta o aparelho de fondue pode aumentar, mas não se desespere, basta cobrir o mesmo com a tampa do queimador ou algo que não inflamável, cortando a entrada de oxigênio e assim se apagará rapidamente.

Dica extra: Onde comprar?

Para fazer um bom fondue você precisará de bons ingredientes e Itaipava possui os locais ideais para suas compras. Confira abaixo empresas que certamente terão produtos de qualidade para que você possa fazer um fondue delicioso.

Antenor e Filhos
Estr. União Indústria, 12.273, Itaipava – Petrópolis – RJ.
24. 2222-1482 (loja)
21. 99948-0727
24. 2223-1945 (distribuidora)

Grand Cru
Estr. União Indústria, 10.126, Loja 02 – Shopping Arcádia Mall Itaipava – Petrópolis – RJ.
(24) 2222-6055

Armazém do Grão
Estr. União e Indústria, 8.455, Itaipava, Petrópolis – RJ.
(24) 2221-8954

Sem comentário

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades!