Blog

Ecoturismo Na Serra Imperial – Caminhadas

Essa semana vamos falar sobre as caminhadas ecológicas, que  também são uma ótima  opção para quem gosta do contato com a natureza. A região oferece várias trilhas para caminhadas com diferentes graus de dificuldade. Veja algumas opções:

Caminhada ao Pico do Alcobaça

Uma das mais belas caminhadas é até o cume do Pico Alcobaça, numa trilha de grau de dificuldade intermediário com três horas, aproximadamente, até o cume a partir do Campo de Aventuras. É possível desfrutar de uma vista de 360º que inclui as cidades de Petrópolis, Corrêas, Itaipava e a Serra dos Órgãos. O Alcobaça com altitude de 1.787 metros acima do nível do mar destaca-se pela variedade da flora como Mata Atlântica secundária, e Campo de Altitude, onde se pode observar várias espécies de orquídeas e bromélias

Travessia Petrópolis/Teresópolis

Uma das mais belas e pesadas trilhas para Trekking no Brasil, também conhecida como “Petrô-Terê”. Pode ser considerada um dos atrativo de maior interesse e sucesso da região Serrana do Estado do Rio de Janeiro na alta temporada, que vai de maio a outubro. O acesso é feito pela guarita do IBAMA, na entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O percurso completo leva em torno de três dias e deve ser feito sempre com o auxílio de um guia.

Açu/Portais de Hércules

Imagine-se à beira de um penhasco com 400 a 500 metros de altura, um grande vale ao fundo, uma montanha nascendo dentro deste vale com cume pronunciado, mais ou menos no mesmo nível em que você está observando. Olhando mais para frente, num ângulo de 180º, depara-se com todas as montanhas principais do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Pode-se observar vários lugares de grande beleza como o Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus, Cabeça de Peixe, Santo Antonio, São João, Verruga do Frade, Agulha do Diabo e Garrafão, até a vista alcançar a visão majestosa da Pedra do Sino. Este lugar incrível que dá vista para tantos atrativos chama-se Portais de Hércules. Morro-da-Luva

Castelinho

Caminhada leve com duração de 1 a 2 horas saindo próximo ao ponto final do ônibus Lagoinha (Morin). A altitude é de 1.230 metros com vista para o centro de Petrópolis, Serra da Estrela, Baia de Guanabara e Baixada Fluminense.

Alcobaça

Caminhada de nível intermediário com duração de 2 a 4 horas saindo do Vale do Bonfim e da Alcobacinha. Altitude de 1.789,6 metros com vista para o centro de Petrópolis, Itaipava e Vale do Bonfim.

Cobiçado

Esta é uma caminhada leve com duração de 1h30m a 2h30m e o ponto de partida é próximo ao ponto final do ônibus Santa Isabel (Caxambú) ou do ponto final do Pedro Ivo (Morin). A altitude é de 1.677,5 metros e você terá vista para o centro de Petrópolis, Itaipava e Baixada Fluminense.

Maria Comprida

Caminhada pesada com duração de 4 a 5 horas saindo do centro de Araras até uma altitude  de 1.967,5 metros te agraciando com uma bela vista para o Vale do Bonfim, Araras, Capoeirão e serra dos Órgãos.

Pedra do Sino

Esta é uma caminhada muito pesada com duração de 2 a 3 dias partindo do Vale do Bonfim. A recompensa é a vista para a cachoeira Véu das Noivas,  para as Pedras do Açu e do Sino e para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Pedra Seio de Vênus

Caminhada leve, com  duração de 1h30m partindo da  Rua Hermogênio Silva (em frente ao Riverside Hotel – Retiro). Lhe proporcionará vista para o centro de Petrópolis, as Serras de Araras e da Estrela, para Itaipava, Bingen e a altitude é de 1.479,6 metros.

Caminhada até a cachoeira das Andorinhas

Recepção de boas vindas no Campo de Aventuras Paraíso Açú às 9h30, instruções dos monitores sobre como se comportar na trilha e normas de segurança, saída ás 10hs para caminhada de 4 horas (ida e volta) dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em meio à exuberância da Mata Atlântica, passando pela Gruta do Presidente, Portal  dos Duendes, Cachoeira do Véu da Noiva, chegamos à Cachoeira das Andorinhas, refúgio de andorinhões e com seu belíssimo poço com 5 metros de profundidade.

Travessia_Petropolis_Teresopolis_Foto_Alexandre_Rodrigues-534x400

Caminhada até a cachoeira Véu da Noiva

Recepção de boas vindas no Campo de Aventuras Paraíso Açú às 9h30, instruções dos monitores sobre como se comportar na trilha e normas de segurança, saída às 10hs para caminhada de 3 horas (ida e volta) dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em a Mata Atlântica passando pela Gruta do Presidente, Portal  dos Duendes,  Cachoeira do Véu da Noiva.

Caminhada até a cachoeira das Bromélias

Recepção de boas vindas no Campo de Aventuras Paraíso Açú às 9h30, instruções dos monitores sobre como se comportar na trilha e normas de segurança, saída às 10hs para caminhada de 1:30 horas (ida e volta) dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos cruzando a exuberante a Mata Atlântica.

 

 

Que tal, gostaram?

Uma série de atividades com total interação com a natureza para que você escolha aquela com que mais se identifica.

 

Compartilhe com seus amigos:

Sem comentário

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades!