Blog

10 Motivos para você curtir a serra neste verão

Falou na serra carioca, falou em clima de inverno com direito a muitos casacos, taças de vinho, fondue e tudo mais que a gente associa às temperaturas mais baixas, certo? Bem, pode ser, mas a região também é uma excelente ideia de viagem para aproveitar bem o verão, com atividades variadas ao ar livre, mergulhos refrescantes, contato com a natureza e outros passeios bem legais para a estação mais quente do ano.

Pode acreditar, você não precisa estar perto da praia para curtir o sol. Seja em um passeio de fim de semana ou por períodos mais longos, veja 10 motivos para aproveitar as cidades de serra pertinho do Rio e fazer uma viagem diferente neste verão!

 

1 – Cachoeiras. Muitas cachoeiras

Não tem jeito, só de pensar no calor que faz essa época do ano, a gente já não vê a hora de um bom mergulho refrescante. Então, corra para os poços e cachoeiras! A região de Petrópolis e Itaipava é cheia desses paraísos de água doce e gelada. 

O Poço Paraíso é bem legal para quem gosta de ter mais espaço para nadar ou se espalhar pela água, assim como as quedas d’água e poços do Pinheiral, uma das mais famosas da região. Já a Cachoeira das Bromélias é indicada para quem procura aquela ducha forte e gelada para se refrescar. Para curtir o visual aquelas cachoeiras mais altas, a boa é ir até a Cachoeira da Jiboia, com quase 100 metros de altura, ou na famosa Véu da Noite, de 40 metros e outro dos principais pontos da Região Serrana do Rio.

Ah, e tudo isso rodeado de muito verde e sem se preocupar em encher o carro de areia na volta para casa.

 

2 – Um pouco de adrenalina para levantar o ânimo

Ficar relaxando na cachoeira parece muito calminho para você? Sem problemas, você pode elevar os níveis de adrenalina ao descer uma delas de rapel! O Véu da Noiva é bem procurada para esse tipo de atividade.

E as atividades para os fãs de aventura não param por aí! O Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem programas como arvorismo, tirolesas e trilhas de diferentes níveis com visuais incríveis, além de várias opções de tours ecológicos de bike e jeep.

 

3 – Contato com a natureza o tempo inteiro

Nada como uma viagem para fugir de todo o caos do dia a dia e entrar em contato com a natureza para relaxar. Incontáveis espécies de pássaros e outros bichinhos, além da vegetação nativa da região te acompanham ao longo de todos esses passeios.

E nem precisa sair do hotel para curtir o verde e o canto das aves. Muitos hotéis e pousadas da região valorizam muito a proximidade com a natureza, como aqui na Pousada Arcádia. Você já acorda sentindo o cheiro de café fresquinho e tendo a vista do parque municipal. Delícia!

 

4 – Também tem passeios perfeitos para fazer com os pequenos

Tudo bem, estender a canga e deixar as crianças correndo soltas pela areia é sempre uma boa alternativa. Mas o verão na Serra carioca pode ser uma ótima chance de fazer atividades diferentes com os pequenos.

Aproveite as trilhas para mostrar a importância de preservar a natureza, ensine o cuidado com os animais em um divertido passeio na Fazendinha Pé na Serra e acabe o dia com um gostoso passeio de pedalinho no Parque Crémiere ou picnic de fim de tarde no Parque Municipal.

Essas atividades são tão animadas quanto à praia e com certeza vão deixar as férias dos pequenos inesquecíveis!

 

5 – Cultura, história e… pantufas!

Museu Imperial

A Família Imperial do Brasil já sabia, há muito tempo, que passar o verão na Região Serrana do Rio era uma ótima ideia. E a nada modesta residência de veraneio deles está lá até hoje para quem quiser conhecer um pouco mais da história do Brasil.

O Museu Imperial é um dos mais importantes do país, com um acervo incrível que inclui mobiliário original da época, peças raras, instrumentos musicais e até a Coroa de Dom Pedro II!

Para preservar o piso, também original, os visitantes precisam usar as famosas pantufas do Museu, que deixam o passeio ainda mais peculiar.

Depois de ver todas as alas da construção histórica, aproveite o imenso e fresquinho jardim do Palácio Imperial, que serve como palco de atividades variadas, como apresentações musicais e teatro onde se encontra também a cafeteria Duetto’s, que traz atividades como o Chá da Princesa ou o Jantar do Imperador, além de pratos e lanches deliciosos.

Outro lugar lindo para se visitar que trará muita história é o Museu de Cera de Petrópolis. O primeiro do Brasil a atender a padrões internacionais de hiper-realismo, que vai proporcionar para você tirar fotos com personagens mundialmente famosos, como Don Pedro II,  Albert Einstein e o Papa Francisco.

 

6 – Gastronomia

Nada de passar as férias no macarrão com salsicha por aqui! A região de Itaipava e Petrópolis também são conhecidas como um dos principais polos gastronômicos do estado do Rio de Janeiro.

Como é conhecido, o Vale Gastronômico é cheio de ótimos restaurantes. Juntando desde comidas caseiras até o melhor da gastronomia mundial.

Restaurantes como o Maffagio, Luka’s, Bordeaux e o Barão Gastronomia são exemplos de locais deliciosos para aproveitar o verão na serra, com diversas opções para todos os bolsos e gostos.

 

7 – Muita cerveja, também

Cerveja

Calor e uma boa cerveja gelada formam uma das melhores combinações do verão no Brasil. Uma ótima desculpa para conhecer mais sobre seus processos de fabricação com uma visita às cervejarias Bohemia e Itaipava, que fazem parte da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, entre outras. Depois do tour, claro, o ideal é se juntar aos amigos e fazer um bom brinde com cerveja gelada.

Mesmo fora da Rota Cervejeira, os bares da região apostam em diferentes rótulos de cervejas artesanais, bem legal para quem gosta de experimentar os muitos sabores da bebida. Além de muitos eventos cervejeiros durante o ano como o famoso Deguste que ajudou a estabelecer Petrópolis como a Capital Estadual da Cerveja, por juntar desde grandes cervejarias nacionais à mais de 20 microcervejarias regionais!

 

8 – Fazer um feed diferente no Instagram

Quem tem uma conta no Instagram já sabe que, nessa época, é difícil fugir das fotos de praia e areia. Aproveite a chance de fazer diferente!

Tire muitas fotos incríveis da mata atlântica, dos parques, museus, inclusive o de cera, a Catedral São Pedro de Alcântara e das vistas impressionantes do alto de trilha e mirantes que irão impressionar todos os seus seguidores com as suas belezas, e muita história para contar.

 

9 – Fugir das multidões

Nessa época do ano, as cidades litorâneas ficam lotadas cheias de turistas e carros para todos os lados, porém na região serrana, as coisas são bem mais tranquilas, onde você pode deixar o carro na garagem e aproveitar a tranquilidade caminhando pelos shoppings e restaurantes sem preocupação. Aliás, já é possível perceber as diferenças no próprio acesso à região, que costuma ter um caminho bem mais tranquilo do que o para Região dos Lagos, por exemplo.

Isso se reflete, também, nos passeios e no movimento da cidade. Na serra carioca você consegue fazer tudo sem preocupações com filas e engarrafamentos quilométricos, bem diferente das cidades de praia nessa época.

 

10 – Bem mais fresco

Por falar em calor, aqui chegamos a um ponto determinante do verão na Região Serrana do Rio de Janeiro. Ao longo do dia, o sol aparece para deixar todos esses passeios mais agradáveis, como a ida às trilhas do Parnaso (Parque Nacional da Serra dos Órgãos) para ter um contato especial com a natureza e o ar puro.

Mas, quando cai a noite, as temperaturas se aproximam dos 20ºC, e as cidades ficam bem mais fresquinhas e agradáveis. Ou seja, o clima perfeito para curtir o dia e depois sair para jantar, ouvir música, tomar uma cerveja ou até um vinho. E nem precisa procurar só lugares com ar-condicionado! Aproveite as noites mais frescas para curtir o visual do céu estrelado.

 

 

Sem comentário

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades!